600x399 1083Inauguracao de Biblioteca Foto Amauri Pinilha 38

É uma tarefa fundamental de todas as instituições de ensino oferecer a seus alunos e funcionários um ambiente limpo, higiênico e seguro, onde eles possam trabalhar e estudar. Para tanto, deve haver um programa de gerenciamento de pragas estabelecido, que irá diagnosticar, controlar e monitorar qualquer infestação de pragas com rapidez, discrição e eficiência. O refeitório, a lanchonete, as salas de estudo e áreas dos armários devem ser monitorados de perto para se evitar infestações. Protocolos de controle de pragas que se adaptam perfeitamente às necessidades específicas de segurança e auditoria de escolas são fundamentais.

Bibliotecas

Uma variedade de pragas atacam papéis, cola, entre outros materiais encontrados em abundância em bibliotecas e coleções arquivadas. Muitos insetos são atraídos por esses locais apertados e escuros que abundam em áreas de armazenamento, e uma vez que esses materiais são manipulados com pouca frequência, as pragas podem ocasionar danos significativos antes que eles sejam descobertas.

Profissionais de preservação recomendam cada vez mais uma estratégia de Gerenciamento Integrado de Pragas (GIP). Esta abordagem baseia-se principalmente em medidas físicas e sanitárias (como controlar o clima, fontes de alimento e pontos de entrada) para prevenir e controlar a infestação de pragas. Tratamentos químicos são usados apenas em situações de crise, onde haja a ameaça de perdas eminentes ou quando as pragas não sucumbem aos demais métodos.